Os tratores da Série 6J John Deere são equipados com motores a diesel turbo alimentados da Série 350, fabricados pela John Deere e especialmente projetados para uso agrícola.
- Motor desenvolvido para uso agrícola
- Alta reserva de torque
- Excelente desempenho
- Longa vida útil
- Consumo de combustível baixo
- Alta confiabilidade
|
6100J |
6115J |
6125J |
6135J |
6150J |
6170J |
6190J |
6210J |
Potência |
74 kW (100 hp) |
85 kW (115 hp) |
92 kW (125 hp) |
99 kW (135 hp) |
110 kW (150 hp) |
125 kW (170 hp) |
140 kW (190 hp) |
155 kW (210 hp) |
Modelo |
4045H |
4045H |
4045H |
6068H |
6068H |
6068H |
6068H |
6068H |
Controle de emissões |
Certificado Proconve MAR-I |
Certificado Proconve MAR-I |
Certificado Proconve MAR-I |
Certificado Proconve MAR-I |
Certificado Proconve MAR-I |
Certificado Proconve MAR-I |
Certificado Proconve MAR-I |
Certificado Proconve MAR-I |
Cilindros / deslocamento |
4 / 4,5 L (274,6 cu in.) |
4 / 4,5 L (274,6 cu in.) |
4 / 4,5 L (274,6 cu in.) |
6 / 6,8 L (415 cu in.) |
6 / 6,8 L (415 cu in.) |
6 / 6,8 L (415 cu in.) |
6 / 6,8 L (415 cu in.) |
6 / 6,8 L (415 cu in.) |
Rotação de potência nominal |
2300 rpm |
2300 rpm |
2300 rpm |
2300 rpm |
2100 rpm |
2100 rpm |
2100 rpm |
2100 rpm |
Aspiração |
Turboalimentado - intercooler |
Turboalimentado - intercooler |
Turboalimentado - intercooler |
Turboalimentado - intercooler |
Turboalimentado - intercooler |
Turboalimentado - intercooler |
Turboalimentado - intercooler |
Turboalimentado - intercooler |
Rotação de torque máximo |
1600 rpm |
1500 rpm |
1500 rpm |
1500 rpm |
1550 rpm |
1550 rpm |
1550 rpm |
1550 rpm |
Reserva de torque |
28 porcento |
32 porcento |
32 porcento |
32 porcento |
28 porcento |
28 porcento |
28 porcento |
25 porcento |
A reserva de torque representa o quanto o torque pode subir entre a rotação de potência nominal e a rotação de torque máximo. Este número indica o quanto um determinado motor tem de 'elasticidade', ou seja, representa a capacidade de reação do motor a um aumento de carga.
Devido a essa agilidade, menos trocas de marcha são necessárias, assim aumentando o desempenho e a eficiência no campo.
Sistema FieldCruise™
Todos os modelos 6 cilindros estão equipados com o sistema de limitação de rotação do motor FieldCruise.
Em aplicações de preparo de solo e plantio, este equipamento pode reduzir o consumo de combustível em até 5 porcento ao limitar a rotação do motor em uma rotação menor que a rotação nominal, 1800 rpm por exemplo, podendo-se aumentar as marchas de moto a manter a mesma velocidade de solo e produtividade. Isso só é possível devido a ótima reserva de torque dos motores John Deere.
Também em transbordo de cana, este equipamento se mostra bastante útil na redução de consumo de combustível, especialmente quando operadores mais inexperientes estão trabalhando com o trator. Neste caso, o princípio de uso é o mesmo. Limita-se a rotação do motor, visto que na grande parte do ciclo de transbordo o trator não precisa trabalhar em rotações altas, e sim entre 1100 e 1400 rpm.
Revestimento de cilindro úmido
O revestimento de cilindro úmido, flangeado proporciona os seguintes benefícios:
- Um camisa facilmente substituível reduz o custo de manutenção do motor (quando necessário) porque as características originais podem ser mantidas em caso de substituição do revestimento.
- Dissipação de calor eficiente evita a distorção do cilindro e o desgaste prematuro dos anéis de vedação.
- O projeto do cabeçote do cilindro permite mais potência do motor devido a maior volume de oxigênio que chega à câmara de combustão.
- Há uma relação ideal entre consumo de energia e combustível.
- Os revestimentos substituíveis permitem que as características originais sejam mantidas quando um grande trabalho de manutenção é necessário.
Turbo compressor
Turbo compressor
Um turbo compressor de alta eficiência corresponde à potência do motor.
- Converter o fluxo dos gases de escape quentes em energia mecânica
- Injeta ar comprimido limpo para dentro da câmara de combustão (mais oxigênio no mesmo volume), o que resulta em uma maior eficiência e maior potência
Sistema de resfriamento de duplo circuito
Radiador com dois circuitos de temperatura
Os modelos 6115J, 6125J, 6135J, 6170J, 6190J e 6210J possuem um sistema de refrigeração com dois circuitos trabalhando em diferentes temperaturas. O circuito primário (alta temperatura) executa o resfriamento do ar de admissão do intercooler e do óleo hidráulico, por meio de um trocador de calor, montado na frente da transmissão.
Intercooler
Intercooler com ar-água
Ao passar pelo turbopropulsor, o ar de admissão recebe calor. A função do intercooler é reduzir a temperatura do ar de admissão, aumentando a densidade de oxigênio ainda mais, permitindo entrada de maior quantidade de oxigênio no motor, melhorando a eficiência de queima do combustível e potência do motor.
Intercooler ar-ar
No Trator 6100J, o Intercooler é ar para ar e posicionado na frente do radiador.
Nos demais modelos, o intercooler que resfria o ar de admissão utiliza o líquido do circuito de baixa temperatura.
Filtro de ar
Localização do filtro de ar
A Série 6J utiliza o sistema de filtragem de ar PowerCore, que é um grande diferencial em relação a seus concorrentes. Este sistema oferece um ejetor de poeira integrado. Ele realiza uma pré-filtragem do ar, eliminando partículas grossas antes que elas atinjam o elemento substituível. Dessa maneira, somente as partículas pequenas e finas de sujeira vão para o elemento filtrante. Com isso, o filtro de ar atinge uma durabilidade muito maior, além de reduzir o custo de manutenção.
Além disso, o filtro de ar está localizado em um local de fácil acesso, que permite uma rápida remoção sem necessidade de ferramentas.
- Maior durabilidade e menor custo de manutenção
- Fácil de trocar e baixa manutenção
- Segurança para o motor
- Alta eficiência em condições de trabalho difíceis
Filtro do separador de água
Local do filtro do separador de água
Presente em todos os Tratores da Série 6J, o filtro separador de água se destina a remover o excesso de água do diesel combustível, impedindo-a de entrar no sistema de injeção, o que poderia causar problemas de lubrificação, baixo desempenho e diminuir a vida útil dos componentes do motor.
É importante periodicamente (diariamente, dependendo da qualidade do combustível) esvaziar o filtro, removendo toda a água do sistema.
Normas de potência do motor
É comum verificar os diferentes padrões de medições de consumo de energia de diferentes fabricantes.
Estas normas divergem nas condições em que são medidas, resultando em diferenças nos valores apresentados. Todas as normas apresentam medições de potência de testes de bancada, o que significa que não há tratores ou sistemas de transmissão envolvidos. A razão para isso é ser capaz de medir todos os motores no mesmo ambiente de acordo com as mesmas condições.
Na verdade, a potência medida na tomada de potência (TDP) é de cerca de 80 porcento da potência do motor, devido a perdas de transmissão e outros sistemas (ac, ventiladores, bombas hidráulicas, transmissões, etc. ), e a potência da barra de tração varia entre 50 a 70 porcento da potência do motor, na medida em que acrescenta as perdas na transmissão final e patinagem das rodas.
A tabela a seguir mostra importantes normas, bem como acessórios do motor em uso durante os testes. Mais dados reais podem ser encontrados nos 2 testes do Código na Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), porque os valores são medidos na TDP, incluindo todas as unidades de acessório. Em comparação com outras normas, o Código OCDE 2 representa os valores mais baixos de desempenho. Os valores mais elevados mostrados em outros testes são somente devido ao motor- sem refrigeração, escape, filtros de ar, etc. - sendo testado. Consultado o consumo de combustível, os valores são menores, uma vez que a potência é maior e menos unidades de acessório são montados.
Padrão |
SAEJ1995 |
ISO TR 14396 ECE R120 |
97/68/CE |
ECE R24 |
OECD Code 2 |
Saida de potência |
Motor |
Motor |
Motor |
Motor |
TDP |
Ventilador |
Não |
Não |
Não |
Sim* |
Sim |
Bomba de água de resfriamento |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Refrigerador de água |
Não |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Turbina |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Intercooler |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Filtro de ar |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Tubo de escape |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Bomba Injetora |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Agregados adicionais** |
Não |
Não |
Não |
Não |
Sim |
*Ventilador com deslize máximo
**Bombas hidráulicas, AC, etc.