Gator™ TS 4X2/Gator™ TX 4X2
Pneus |
Transmissão de velocidade variável |
Motor |
Transeixo |
A força é transmitida do motor, através de um sistema de embreagem continuamente variável, para um transeixo. A força é transmitida do transeixo diretamente para o eixo traseiro.
Os principais elementos do sistema de tração são os seguintes:
TRANSMISSÃO DE VELOCIDADE VARIÁVEL
A transmissão de velocidade variável consiste de duas embreagens conectadas por uma correia de acionamento:
- A embreagem motriz está conectada e é acionada pelo motor.
- A embreagem movida está conectada e aciona o transeixo.
As características incluem:
- Seleção infinita de velocidades (de 0 km/h a 32 km/h)
- Não são necessárias mudanças conforme o operador aumenta a velocidade
- Ajusta a velocidade conforme a carga para evitar aspereza ao subir um aclive ou ao passar por condições desafiadoras, causadas pela seleção errônea de marcha
Transmissão de velocidade variável
Correia de acionamento |
Marcha lenta |
Embreagem movida |
Embreagem motriz |
Velocidade moderada |
Alta velocidade |
Veja como a transmissão de velocidade variável funciona:
- Conforme a rotação do motor aumenta, a embreagem motriz com pré-carga de mola se fecha pela ação de contrapesos que são forçados para fora com a força centrífuga.
- Conforme a embreagem motriz se fecha, a correia é movida para cima até o diâmetro maior da embreagem motriz e força a abertura da embreagem movida.
- Com a correia acionando o diâmetro menor da embreagem movida, a rotação sendo transmitida ao transeixo aumenta.
- A embreagem acionada foi projetada para sentir variações de carga (inclinações, lama, etc.) e ajusta constantemente a velocidade de condução para cima ou para baixo, de forma que a RPM do motor se mantêm constante ao manter-se a posição do acelerador.
TRANSEIXO
O transeixo é completamente fechado e opera em óleo para maior confiabilidade.
Engrenagens helicoidais são utilizadas para operação mais silenciosa.
O diferencial reduz o dano ao solo durante curvas uma vez que faz com que as rodas internas à curva girem mais devagar que as rodas externas (veículos com eixo rígido precisam arrastar a roda interna ao fazer uma curva).
A assistência na tração (bloqueio do diferencial) é montada dentro do transeixo:
- Permite bloquear as rodas motrizes traseiras juntas
- Fornece maior tração em locais difíceis
Por segurança há um bloqueio de partida em neutro instalado no sistema de ignição do motor.
CARCAÇA DO EIXO PARA TRABALHO PESADO.
Gator™ TS 4X2
A carcaça do eixo traseiro em alumínio fundido presas por parafusos fornecem uma estrutura de apoio extremamente forte.
- Rolamentos grandes e selados são posicionados dentro da carcaça para melhor proteção
- O eixo estriado forjado possui maior resistência torcional
Gator™ TX 4X2
Eixos forjados em peça única são estriados para o máximo de resistência.
- Rolamentos grandes e selados para melhor proteção e capacidades de carregamento de carga
- O eixo estriado forjado possui maior resistência torcional
- Carcaça em ferro fundido nodular para maior durabilidade
NOTA: O TS 4X2 não é vendido na Austrália/Nova Zelândia.